O Doberman Branco é uma variação rara e única da raça Doberman Pinscher. A pelagem branca chama a atenção de muitas pessoas, já que é completamente diferente da coloração tradicionalmente encontrada em cães dessa raça. Embora não seja reconhecido oficialmente pelos órgãos de cinofilia, ele é procurado por muitos amantes de cães.
A mutação do gene (SLC45A2) é semelhante a um albinismo nos seres humanos. Um cão, ou uma pessoa, pode ser portadora da mutação sem que o albinismo se manifeste, mas pode transmiti-la à seus descendentes.
Origem do Doberman Branco
No início do século XX foram importados os primeiros dobermanns para os Estados Unidos.
Em 1976, nasce uma fêmea Doberman “branca” de nome Sheba, foi registrada no American Kennel Club (AKC). A singularidade da cor clara da pelagem levou os criadores a utilizar a linhagem para manter o fenótipo, resultando em um extenso pedigree no qual todos os Dobermans brancos vivos são rastreáveis a esta fêmea branca inicial.
Devido à raridade do gene recessivo que causa a coloração branca, o Doberman Branco não é tão comum quanto as outras variações de cor da raça. Além disso, existem preocupações com a saúde desses cães, já que a seleção artificial para a cor branca pode levar a problemas genéticos e de saúde.
Apesar disso, muitos criadores ainda se dedicam a produzir Dobermans Brancos, e há uma comunidade de fãs dedicados a essa variação de cor da raça.
Problemas de Saúde do Doberman Branco
Lesões cutâneas e oculares são comuns em Doberman brancos, além do alto risco de câncer de pele.
Eles sofrem desconforto ocular quando há muita luz devido aos olhos claros, então evitar sair com eles em horários mais quentes do dia e com muita radiação solar é o mais recomendável.
Lesões oculares e cutâneas
Características Físicas do Doberman Branco
Apesar de ser uma variação rara, o Doberman Branco possui características físicas semelhantes aos exemplares das cores padrão da raça.
Cor e Pelagem
O fenótipo dos dobermanns brancos parece mais semelhante ao albinismo oculocutâneo humano (OCA) é um grupo de doenças hereditárias autossômicas recessivas que afetam a produção de pigmentos na pele, cabelos e olhos, mas não afetam a audição. Eles têm íris claras e nariz rosados.
A exposição prolongada ao sol aumenta muito o risco de danos à derme e câncer de pele, incluindo melanoma.
Perguntas Frequentes
O Doberman Branco é surdo?
Não, o doberman branco não é surdo, seu problema mais comum tem a ver com exposição prolongada ao sol.
O Doberman Branco é reconhecido?
Não, o Doberman Branco não é reconhecida pela Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) ou por outras organizações internacionais de cães. É considerado uma variação rara da raça Doberman.
Quanto custa um filhote de Doberman?
O preço de um filhote de Doberman pode variar bastante, dependendo da linhagem, do local onde é comprado e do criador. Em média, um filhote de Doberman pode custar entre R$ 6.000 e R$ 8.500, lembrando que esses valores são de cães que possuem registro CBKC, não é o caso do doberman branco. Eu desconheço criadores no Brasil até o presente momento.
Obrigada pela leitura! Se quiser mais informações sobre nossos dobermanns.